Aprenda agora como fazer um banner para loja virtual!

Aprenda agora como fazer um banner para loja virtual!

Com o objetivo de atrair potenciais consumidores e expandir as suas vendas, muitos empreendedores apostam em anúncios publicitários na internet, mais conhecidos como banners.

Eles geralmente são imagens específicas com o propósito de divulgar produtos, campanhas e ofertas, além de aumentar o ticket médio do e-commerce – que é o valor médio gasto por cliente.

São muitas as vantagens adquiridas ao utilizar esse tipo de anúncio, mas é necessário ser assertivo no momento de elaborar uma arte que seja atrativa, caso contrário a mensagem transmitida aos usuários pode ter um efeito oposto.

Pensando nisso, apresentaremos, neste artigo, um passo a passo de como criar um ótimo banner para sua loja virtual, destacando as vantagens de utilizar esse serviço. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Por que utilizar banner para sua loja virtual?

Antes de abordamos os métodos de criação de banners, é necessário compreender qual a finalidade dessas peças gráficas e a sua importância para o e-commerce.

Em primeiro plano, o principal objetivo dos banners é chamar a atenção dos usuários para as páginas que deseja gerar mais visitas. Na maioria das vezes, quando isso acontece, o usuário permanece mais tempo no site navegando pela sua loja virtual, o que contribui para que ele tome a decisão de realizar a compra.

Os banners também podem ser ótimos aliados para promover conteúdos informativos e melhorar a percepção do usuário em relação à sua marca. Além disso, como dito anteriormente, essa forma de anúncio possibilita a divulgação de ofertas, aumentando a visibilidade das promoções da sua loja, e amplia o valor gasto pelo cliente.

Nota-se, assim, que o uso de imagens em sites é de extrema importância, tanto para a Otimização nos Buscadores (SEO) quanto para a experiência do usuário.

Como criar esse tipo de anúncio?

Sabe-se que criar um banner não é tão simples como parece, sobretudo se não contar com a ajuda de um profissional de design. No entanto, algumas dicas são essenciais para elaborá-lo.

Se você já conhece as vantagens e a importância do banner para o e-commerce, mas ainda não sabe como colocar essa técnica em prática, então confira o passo a passo que criamos para você!

1. Faça um bom planejamento

Antes de colocar a mão na massa, é interessante que você planeje a criação do seu banner. Selecionar um banco de imagens, pensar na fonte das letras e das cores e conhecer o seu público-alvo são alguns dos pontos importantes que devem ser levados em consideração.

Vale ressaltar que existem diversas ferramentas personalizadas, até mesmo online e gratuitas, que auxiliam na elaboração desses banners. Por meio delas você pode escolher modelos, cores e tamanhos de maneira simples e intuitiva.

2. Capriche no visual

Uma dica importante ao planejar o banner é caprichar no design e na arte utilizada para que ele fique realmente atrativo à atenção dos visitantes, sem atrapalhar a navegação. Lembre-se: menos é mais! Muitas informações no anúncio acabam atrapalhando o objetivo da mensagem. Além disso, um site repleto de anúncios coloridos e vibrantes pode assustar os usuários e fazer com que eles percam o interesse no produto.

3. Organize os elementos e deixe-os bem alinhados

Tenha cuidado na hora de organizar os elementos do seu banner e coloque apenas aquilo que realmente importa. Elementos bem organizados e alinhados transmitem um senso de organização e responsabilidade com o trabalho.

É necessário que tudo esteja em harmonia para manter coerência com a identidade visual da página. Dessa forma, o banner ficará agradável aos olhos dos visitantes. Por isso, saiba escolher bem os elementos que o compõem, como fontes, formas, cores, disposição do texto, tamanho, espaçamento, entre outros.

4. Seja objetivo no texto

Assim como as imagens, a mensagem deve ser assertiva. Para isso, escolha palavras sucintas e objetivas. Nada de textos grandes, utilize apenas um call to action (CTA) em linguagem clara e simples, além de um tamanho de fonte adequado. Isso pode ser um diferencial para focar na mensagem transmitida, além de facilitar a leitura e aumentar as chances de receber mais cliques.

5. Acerte no tamanho

Não se esqueça que o tamanho e o formato do seu banner também influenciam na eficiência. Em geral, os layouts dos sites são de tamanhos padronizados, que devem ser mantidos para não criar uma desarmonia visual. Os mais comuns são:

retângulo médio (300×250 pixels)
retângulo grande (336×280 pixels)
painel líder (728×90 pixels)
meia página (300×600 pixels)
banner grande mobile (320×100 pixels)
Além disso, se atente aos formatos do banner, que podem estar em JPEG e PNG para imagens estáticas ou GIF para animações.

6. Produza variações do mesmo banner e faça testes

No momento de criação, podem surgir muitas dúvidas. Portanto, uma boa alternativa para isso é produzir variações do mesmo banner e realizar alguns testes antes de configurá-lo. Dessa forma, você pode mensurar os resultados alcançados e verificar qual a melhor linguagem para conversar com seus clientes.

7. Escolha imagens de qualidade

É extremamente importante utilizar imagens de alta qualidade, seja ela do produto ou apenas para ilustrar o seu banner. São os detalhes que demonstram mais preocupação com o negócio e o cliente. Assim como muitos afirmam: uma imagem vale mais que mil palavras! Portanto, acerte na sua escolha.

8. Cuidado com as cores

A escolha das cores do banner afeta diretamente a opção do visitante. Segundo estudos da psicologia, as cores influenciam o nosso subconsciente e se transformam em sentimentos. Dessa forma, elas podem te deixar eufórico, calmo, impulsivo, feliz, entre outros.

Depois de colocar em prática todas essas dicas na hora de criar o seu banner para loja virtual, certamente você conquistará a atenção dos seus consumidores e garantirá o sucesso da sua loja. Lembre-se que o propósito do banner não é preencher espaços vazios no seu site, mas sim causar uma boa imagem do seu negócio e atrair mais visitantes.

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