Apesar de todas as alterações no comércio eletrônico serem feitas para melhorar a satisfação do cliente, existem certos desafios que prejudicam seus negócios. Um dos principais problemas está relacionado a produtos fora de estoque.
Além de frustrar os usuários, seu site (com redirecionamentos e páginas fora do ar) também pode ser punido pelos mecanismos de pesquisa. A boa notícia é que podemos utilizar algumas estratégias para reduzir os danos. Descubra, a seguir, como lidar com as páginas de produtos esgotados!
Consequências da falta de estoque para lojas virtuais
Imagine passar horas procurando por um produto. Após vários sites e ofertas, você finalmente descobre uma loja com o modelo perfeito. Ela é confiável, tem o preço competitivo, as fotos e a descrição impecáveis, mas, de repente, uma mensagem surge no meio da tela: produto indisponível!
É possível sentir a decepção do consumidor nesse momento. Isso não é diferente de exibir um produto na vitrine da sua loja física com uma etiqueta: “apenas decorativo”. O problema é que, mesmo ao informar imediatamente que não há estoque, podemos errar na abordagem.
Muitos sites de comércio eletrônico apenas mostram a página do produto praticamente inalterada. Depois, há algumas letras miúdas dizendo que está esgotado ou indisponível. Às vezes, é ainda mais difícil identificar.
Após a péssima surpresa, a primeira ação do usuário é voltar ao Google e procurar outras ofertas. Porém, você não apenas está perdendo um cliente e aumentado sua taxa de abandono, mas associando esse sentimento ruim à sua marca. No futuro, quando o cliente precisar de outro produto similar, qual é a chance de ele voltar ao seu site?
Porém, mesmo com todos os esforços para evitar o problema, sabemos que isso é algo comum — principalmente se você trabalha com produtos de vários tamanhos e estilos. O culpado pode ser uma promoção sazonal ou um problema com fornecedor.
Formas de resolver o problema de estoque esgotado
Para contornar a situação, podemos seguir algumas boas práticas. Listamos as principais a seguir!
Seja rápido
O primeiro passo é informar a falta de estoque de imediato. Não deixe o cliente avaliar o produto (ou ir para o checkout) para, depois, descobrir o problema. Para isso, destaque a informação com letras visíveis. Se apenas um tamanho estiver indisponível, deixe isso claro na página do produto também.
Tirar a página do ar ou fazer redirecionamentos nunca são boas ideias. O cliente sabe qual item estava pesquisando e vai notar que algo está errado. A melhor alternativa é ser honesto com o usuário, explicando com clareza o motivo da falta de estoque (muitas vendas ou produto fora de linha) e indicando outros produtos similares.
Peça o e-mail do visitante
Se o produto estiver temporariamente fora de estoque, uma boa prática é solicitar o e-mail do visitante para informá-lo sobre a reposição. Com isso, você não apenas aumenta suas chances de realizar a venda, como também fortalece sua lista de leads qualificados.
Dê menor prioridade aos itens sem estoque
Você pode ajustar os resultados da pesquisa e gerenciar como as páginas da categoria são exibidas. Quando o usuário faz uma busca em seu site, os itens fora de estoque não podem aparecer no topo.
Para melhorar a experiência de navegação, exiba uma mensagem de falta de estoque nas páginas de pesquisa. Assim, o cliente não perde tempo clicando em um produto indisponível.
Não esconda informações
Se seu produto não estiver disponível, seja muito preciso e claro. Não atrapalhe seu cliente com mensagens e avisos confusos. Um truque que você pode implantar é desativar o botão de adicionar ao carrinho (informando o motivo, claro).
Se seu estoque está chegando ao fim, uma boa ideia é colocar um alerta na página: últimas unidades! Além de ser uma mensagem honesta, você também incentiva a compra imediata.
Sugira produtos alternativos
Assim como já mencionamos, você precisa manter a página no ar para fins de SEO. Nesse caso, além de coletar o e-mail, indique produtos relacionados (normalmente os mais vendidos da categoria).
Adicionar um botão para página inicial também não é uma boa prática de UX, pois o cliente precisa, novamente, pesquisar pelo produto. Se não há itens similares, envie o usuário para a página da categoria ou deixe o telefone/e-mail para contato.
É importante lembrar-se de que essas sugestões não são usadas apenas quando o item está indisponível. Exibir outras opções é um recurso para evitar abandonos.
Aumente o tempo de envio
Há outra técnica que algumas lojas utilizam para produtos que estão temporariamente fora de estoque: aumentam o tempo de envio.
Mas atenção! Utilize esse recurso somente se você tem certeza do prazo de reposição. Vender algo e não entregar no prazo pode piorar (e muito) a situação. Diga o motivo do atraso antes da compra e mostre com clareza quantos dias a mais serão necessários.
Faça pré-encomendas
Para lançamentos ou estoque temporariamente indisponível, você pode configurar pedidos prévios. Essa é uma ótima maneira de capturar seu cliente e não deixá-lo decepcionado. Apenas verifique se sua comunicação é clara e eficaz.
Ter produtos fora de estoque não quer dizer que sua loja tenha falhas operacionais. O problema, na verdade, está em como você trata a situação: sendo honesto e indicando alguma alternativa ou, no pior dos casos, enganando o cliente para conseguir uma venda a qualquer custo (ação que jamais deve ser tomada).
Lembramos você de que todas as lojas vão passar por problemas de estoque. Agora, você tem a oportunidade de criar uma experiência positiva a partir de uma posição de desvantagem. Sua missão é não quebrar o fluxo de compra.
Todo esse cuidado é necessário para aproveitar cada novo visitante — que, com certeza, teve algum custo, seja com SEO ou anúncios. Vale lembrar-se de que o Google monitora as interações em seu site e, portanto, incentivar a navegação, o cadastro e a compra é uma forma de melhorar a relevância do seu domínio.
Mesmo com todas essas medidas para melhorar a experiência do usuário, não podemos esquecer-nos de evitar ao máximo um obstáculo no processo de compra. Descubra agora as melhores dicas para um controle de estoque eficaz!
Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes, para que essas informações sejam do conhecimento dos seus amigos também!
Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes, para que essas informações sejam do conhecimento dos seus amigos também e aproveite visitando nosso blog para ler mais dicas importantes.
Ficou com alguma dúvida? Fale conosco.
Está pensando em criar uma loja virtual? Que venda de verdade? Fale conosco.